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Aperitivo: Camila, por Camila Cabello

Data de Lançamento: 12 de Janeiro de 2018
Selo: Epic, Syco, Sony
Gênero: Pop, eletropop
Nossa Avaliação: mista




Esse blog agora vai trabalhar com a expressão Primeiras Impressoes. É de comer? Não. Trata-se das impressões causadas na gente de um álbum recentemente lançado, da sonoridade e principalmente da lírica trabalhada no álbum. Pelo menos nesse início, quando ainda não estamos tão familiarizados com o album em análise...
E na postagem de hoje vamos analisar o début da artista Camila Cabello, americana de origem cubana que fez parte do grupo Fifth Harmony e que agora lança o seu álbum auto-intitulado.
Primeiro de tudo :a voz de Camila é simplesmente deslumbrante, e o seu estilo lembra artistas do naipe de Ariana Grande. Sua extensão vocal atinge notas imagináveis para a grande maioria das artistas conhecidas.
O estilo adotado no trabalho fonográfico da Camila é conhecido como eletropop quando a musica pop traz em seus arranjos indiscutíveis traços do EDM. Em never be the same, os arranjos trazem piano e sintetizadores casando com uma breve introdução de piano. E os vocais de Camila nessa canção aparecem bem aspirados e agudos. O assunto da canção é sobre ser viciado em quem a gente ama. Uma canção chiclete sob medida para as rádios.

Just like nicotine, heroin, morphine
Suddenly, I'm a fiend and you're all I need, all I need
Yeah, you're all I need


Como nicotina, heroina, morfina
Subitamente, eu sou aficcionada e vc é tudo que eu preciso
Sim, tudo o que preciso

Diz o trecho que o sentimento pela pessoa amada a deixou incapaz de agir por si mesma, que ela só sabe viver agora na sintonia da pessoa desejada, tudo isso emoldurada pela batida enérgica do EDM.

A canção seguinte traz junto ao EDM batidas suaves de cordas. E a lírica é particularmente sobre a passagem do tempo enquanto você está amando.
A terceira canção, She Loves Control, começa com um leve arranjo de cordas, mas depois são os sintetizadores quem dominam a cena, Tem uma batida que lembra a cumbia e a lírica digressa sobre alguém que gosta de sentir-se controlada pois parece a si ser isso sinômimo de estar protegida. Vale lembrar que como Camila tem ascendência cubana, essa canção é até aqui a que mais leva influencia latina no sua composição melódica, pois traz violas no trecho final da canção.
Havana, é mais conhecida, foi o single líder do album, e tem uma batida eletrônica chegada no hip hop. Conta com o feat de Young Thug e liricamente fala sobre a saudade que a cubana sente do seu local de origem.

Havana, ooh na na (ayy)
Half of my heart is in Havana, ooh na na (oh, ooh)
He took me back to East Atlanta, oh na na na (oh, no)
Oh, but my heart is in Havana (huh?)

Havana ooh na na
Metade de meu coração está em havana ohh na na (oh, ooh)
Ele me trouxe de volta para Atlanta leste oh na na na (oh no)
Oh, mas meu coração está em Havana

Vale lembrar que essa canção, a exemplo da She Loves Control, também sem seu final traz influências latinas, com som de sax em seu terço final... é uma das canções mais nostalgicas do álbum até o momento. A canção seguinte continua trabalhando forte no EDM. Tem também uma lírica nostálgica ao relatar sua infância passada em Miami, algo comum a muito descendentes de latinos nos EUA. Inclusive com a presença de refrão em espanhol.

Consequences é uma das mais belas canções do album na nossa opinião e uma das que mais explora o seu potencial como interprete. Uma canção só piano e violão, é bem uma espécie de desabafo sobre como sua vida tem girado em torno da expectativa de amar e de ser amada. A canção seguinte segue a mesma linha de violão e desabafo. E a lírica é sobre a procura da amizade, tema muito comum nas liricas musicais hoje em dia.

I'm just lookin' for some real friends
All they ever do is let me down

Tenho estado á procura de amigos de verdade
E tudo o que eles fazem é me decepcionarem.

Something's Gotta Give traz uma linda introdução tocada em piano e liricamente é sobre decepção amorosa, que ainda deixa o eu-lirico mal. E reflete sobre o que pode ter feito as coisas darem errado. Tem leve batida de sintetizador, mas é bem leve, quase imperceptível.

I have never heard a silence quite so loud
I walk in the room and you don't make a sound, make a sound
You're good at making me feel small

Eu nunca ouvi um silêncio assim tão alto
Eu caminho pelo quarto e você não faz nenhum som, nenhum som
Você é bom e me fazer sentir desprezível

In the Dark traz a presença mais intensa dos sintetizadores que a canção anterior. É liricamente sobre tentar pressionar a pessoa amada de tomar atitude a respeito dela.

I can see you're scared of your emotions
I can see you're hoping you're not hopeless
So why can’t you show me?

Posso ver que está assustado a respeito das suas emoções
Posso ver que voce está esperançoso, voc~e não é desesperançado
Por que não me mostra isso?

Into it a canção que encerra o álbum é bem mais pop que a anterior, trazendo sintetizadores fortes e é mais movimentada que as duas anteriores e liricamente é sobre o eu-lirico estar mergulhado de cabeça na relação e fazer questão de mostrar isso ao mundo.

O album de Camila, nesse Primeiras Impressões mostra-se liricamente um album que fala sobre amor, decepção amorosa, cobrança de atitude da pessoa amada quanto ao relacionamento, amizade e nostalgia sobre infância e juventude em locais paradisíacos aos latinos como Havana e o sul de Miami.
Musicalmente é um misto de eletropop EDM cumbia, e arranjos de violão.

Ouçam: All these Days, Havana, Consequences, Real Friends

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